ESTADO PROCURA CONTRIBUINTES PARA RELACIONAMENTO SÉRIO

http://classificados.dnoticias.pt/VerClassificado.aspx?id=29680

A cidadania e o patriotismo não se exercem apenas de 4 em 4 anos... como estes políticos pretendem...

segunda-feira, maio 23, 2011

Razões de cidadania (6)

Não deixou de haver riqueza em Portugal, a mesma está (continua a estar) mal distribuída.

O que as pessoas não percebem (e a lógica keynesiana, que andaram a ensinar pelas faculdades de economia e de Direito, em economia política, se "esqueceu", para grande gáudio neo-liberal) é que a criação de riqueza não advém apenas do investimento e da poupança; vem também dos salários, pois parte dos mesmos permitem aos empresários empreendedores recuperar os seus investimentos.

Se pagamos mal à maioria das pessoas, estamos a constituir um "torniquete" ao próprio desenvolvimento interno, e, na lógica neo-liberal de redução de custos sempre à conta dos despedimentos, a dar tiros nos pés no que toca à viabilidade futura das próprias empresas.

Por outro lado, um melhor nível salarial permitiria à "máquina fiscal" arrecadar mais receitas - aspecto que seria positivo no pressuposto de que o Estado deixe de ser uma sorvedura de desperdício, de mordomias e de parcerias público-privadas danosas e obscenas.

Havendo solidariedade entre a maioria dos cidadãos, um compromisso segundo o qual o interesse colectivo deveria prevalecer sobre o individual, em especial quando se trata da gestão do dinheiro dos contribuintes, e uma forma concertada de acção, poderemos conseguir resultados que permitam “estancar a sangria” às contas públicas, desenvolver a economia, criar postos de trabalho e reduzir do próprio trabalho precário.

No pressuposto, afinal, de que quem trabalha bem deve ser visto como um activo empresarial e não como uma mera linha duma folha de estrutura de custos.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário