ESTADO PROCURA CONTRIBUINTES PARA RELACIONAMENTO SÉRIO

http://classificados.dnoticias.pt/VerClassificado.aspx?id=29680

A cidadania e o patriotismo não se exercem apenas de 4 em 4 anos... como estes políticos pretendem...

quinta-feira, maio 26, 2011

Razões de cidadania (9)

Habituaram a formatar o nosso pensamento em torno de lideranças e de "pensamentos oficiais" ou "quase-únicos".

Tudo aquilo que "fuja" à verdade oficial tem o ónus da desconfiança e insultos agregados, como os de "loucura".

A grande questão é que nenhum líder na História da Humanidade fez "milagres" pelo seu Povo. Pode ter mandado os outros para a guerra, mandado queimar súbditos ou prender cidadãos, pode ter colocado uma máquina fiscal oleada para oprimir financeiramente aquilo que deixou de fazer pela via da força bruta; mas está para nascer um líder que melhore significativamente as condições de vida do seu Povo.

Na realidade actual, os líderes são produtos fabricados do marketing político, e maquilhados em capas de revista como a (desinteressada...) Exame.

Nós somos (ou temos de ser) líderes de nós próprios, e estar o mais possível bem informados para não transmitir a mandatários indignos do poder democrático representativo (que culminou neste descalabro de gestão das contas públicas) um poder superior ao merecido e que nos possa condenar, fatalmente, para os anos difíceis que se perspectivam.

Saber ultrapassar, conscientemente, a fase do "yes-man" ou o do "sim Senhor Professor ou Senhor Dr.", e de equacionar alternativas pessoais e colectivas que visem o interesse comum (geral e não corporativo) é algo que devemos ter presente enquanto tentamos sobreviver ao agravar das condições económicas, sociais e culturais que, de fora, estão a impor a Portugal.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário